sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Nove soldados da Otan morrem em acidente de helicóptero no Afeganistão


O acidente de helicóptero que matou nove soldados da Otan e feriu pelo menos outros três adicionado ao que já foi o ano mais letal para as forças da OTAN no Afeganistão. Acidente de terça-feira traz o número de mortos anual para 525 no ano, já mais do que as 504 mortes registradas em 2009.

Neste momento, não há nenhuma palavra oficial sobre a causa do acidente, embora as autoridades disseram que não houve relatos de fogo inimigo na área no momento do acidente. Um porta-voz talibã, no entanto, informou à imprensa que o helicóptero foi abatido por forças do Talibã. Testemunhas relataram ter visto uma grande pluma de fumaça do outro lado de uma montanha, dizendo que sabia que era um helicóptero, mas que não vê-lo falhar.

O acidente ocorreu no noroeste da província de Zabul, uma área que tem visto uma maior actividade e os movimentos das tropas da OTAN e as forças dos EUA tentam aumentar a pressão sobre zonas de conforto do Taleban na área.

As hostilidades têm aumentado como forças conjuntas afegãs e da Otan tentam pressionar os combatentes do Talibã e forçá-los a partir das áreas onde se sentem mais confortáveis. Vários ataques ocorreram nas últimas semanas, com relatos de dezenas de insurgentes mortos. Como resultado, retaliações estão aumentando, assim, com os insurgentes, utilizando IEDs e outras táticas de emboscada para atacar as forças da coalizão.

Com as eleições em curso no Afeganistão, a violência deve continuar em níveis elevados no futuro previsível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário